
ETRMA: aumento das importações de pneus da Ásia.
Bruxelas – As importações europeias de pneus “low-cost” para automóveis de passageiros e camiões ligeiros (PCLT) provenientes da China aumentaram significativamente, informou a Associação Europeia de Fabricantes de Pneus e Borracha.
Segundo os dados mais recentes da ETRMA, o volume de pneus PCLT chineses aumentou mais de 10 milhões de unidades em 2022 e 2023, totalizando, até ao final do ano passado, mais de 40 milhões de unidades acima dos níveis registados em 2015.
Além disso, a participação das importações chinesas no mercado europeu de pneus PCLT cresceu de forma notável, passando de 59% em 2019 para 71,2% em 2023.
No primeiro semestre de 2024, o total de importações de pneus PCLT para a Europa aumentou 10% em comparação com o mesmo período de 2023, com a Coreia do Sul a contribuir especialmente para este crescimento.
As importações de pneus para camiões e autocarros mantiveram-se “significativamente acima da média” em 2023, embora inferiores aos picos de 2022, de acordo com o relatório da ETRMA, divulgado em 26 de agosto.
As importações de pneus para camiões e autocarros de fora da Europa subiram de 5,7 milhões de unidades em 2021 para 7,0 milhões em 2022, antes de recuar para 6,6 milhões em 2023.
Embora as importações de pneus para camiões e autocarros da China tenham representado mais de 70% em 2017, a imposição de tarifas em 2018 resultou numa queda de 75% nos volumes de importação até 2019.
No entanto, a ETRMA destacou que essa queda foi compensada por um “aumento acentuado” nas importações de outros países, particularmente das nações da ASEAN.
A Tailândia e o Vietname, por exemplo, forneceram 3,5 milhões de unidades em 2023, em comparação com apenas 0,2 milhões em 2017”, afirmou a associação.
No primeiro semestre de 2024, o total de importações de pneus para camiões e autocarros diminuiu 10,7%, mas volumes da China, Vietname e Egito aumentaram, compensando em grande parte as quedas de outros mercados, como a Coreia do Sul e o Japão.